Mas afinal de contas, o que é a lã?
A lã é uma fibra proteica de origem animal, classificada dentro do grupo das queratinas. É composta por carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e enxofre, além de pequenas quantidadades de fósforo, cálcio e sódio.
A fibra da lã é produzida por uma intensa e constante atividade celular, que ocorre nos folículos. Folículos são invaginações existentes na epiderme dos ovinos. Existem dois tipos e ambos têm sua formação ainda durante a gestação: primários e secundários. É no folículo secundário onde a lã propriamente dita é formada. Sua formação começa aos 80-90 dias de gestação e sua maturação termina perto de um ano de vida do cordeiro. A relação entre as quantidades destes dois tipos de folículos têm influência direta na qualidade do velo. Em animais com aptidão laneira, podemos ter até 30 folículos secundários para cada primário.
Velo? mais um termo para meu dicionário. Podemos dizer que velo é toda a lã que cobre o corpo do animal, exceto a que cobre as regiões da cabeça, das patas e da barriga.
Para termos uma boa relação entre folículos primários e secundários e, consequentemente um bom velo ou seja, lã de qualidade, dois fatores são primordiais: genética e nutrição.
Como dito anteriormente, animais com aptidão laneira podem ter até 30 folículos primários para cada secundário enquanto que em ovelhas de raças com outras aptidões podem ter somente 5 para 1. Porém, de nada adianta termos genética de qualidade, se houver deficiência de nutrientes na alimentação desde a vida fetal até a idade de produção.
“Somente ovelhas felizes produzem lã de qualidade”.
Com isto, quero dizer que apenas animais bem nutridos, bem manejados e com bom estado de sanidade podem garantir aquele fio de lã tão desejado por nós, tricoteiras.
Vamos ao tricô? Quais as características e vantagens na utilização da lã?
- A lã é um produto natural e biodegradável;
- Tem uma propriedade fantástica que se chama elasticidade. É ela que faz com que um suéter tenha um caimento perfeito ou que uma meia se ajuste tão bem ao nosso pé. Por isso roupas que têm lã na composição são tão confortáveis;
- Devido à sua capacidade higroscópica, é isolante tanto do frio como do calor;
- Comparada a outras fibras, é bastante resistente ao fogo e não o propaga;
- Protege contra os raios solares;
- Responde à blocagem super bem;
- Ah, não serve apenas para tricô, não. Pode ser usada no crochê, macramê, feltragem, tricô gigante… e muito mais!
Fios, lã, tipos de lã, ovelhas, nutrição, manejo… temos assunto para conversar aqui nesse blog hein?!?
Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Reclamação também! Responderei o mais breve possível. 😊